quinta-feira, 10 de novembro de 2011

[Review] HB - Pääkallonpaikka (2010)


Virei fã do HB na primeira vez que assisti o clipe (legendado) de "It is Time", do CD "Frozen Inside". É um ótimo álbum de metal/gótico/sinfônico. A qualidade é excelente. Ainda farei uma resenha dele um dia. Já o "Piikki Lihassa", confesso que não curti muito. Não por ser cantado no idioma original dos integrantes, o finlandês (até porque curto muito essas variações de idioma), mas porque, ao meu ver, ficou muito calminho. Eis que agora a banda lança seu mais novo álbum, "Pääkallonpaikka", novamente no idioma finlandês.

Devo dizer que este me agradou muito, até por ter uma pegada parecida com a de "Frozen Inside". O HB, com letras inspiradas, não tem vergonha de admitir a sua fé cristã nas letras da banda (o que, devo dizer, só engrandece ainda mais a banda). O novo álbum abre com a ótima "Supermies". Através dela já podemos perceber que o trabalho será recheado de muita energia. Peso e melodia dosados na medida certa. "Hanki elämä III" tem um refrão grudento. Quando menos esperar você estará pela sala ou na frente do PC, cantarolando em finlandês. "La Finlande de mon coeur" só afirma a qualidade apresentada no CD até aqui. Uma ótima intro intercalada entre riffs de guitarra e uma ótima apresentação de teclado. Essa faixa é mais melódica, mas ainda assim não perde o peso característico da banda. Confesso, a intro de "Perkeleitä" me assustou. Era como se, por acaso, eu estive enganado e colocado um CD de techno-dance pra rodar. Mas logo, a sinfonia melódica da banda retoma as rédeas, com Johanna dividindo os vocais com uma voz masculina (em algumas partes). Ainda assim, a música tem uma pegada mais "alegre" do tipo "vamos-misturar-powermetal-com-dance-e-ver-no-que-vai-dar". Bem, acho que o resultado até saiu bem positivo. Uma boa faixa. Nada a reclamar, apesar de tudo. "

Eteenpäin" retoma o peso das guitarras logo de início. Até aqui o CD não deixa nada a desejar. "Herralle kiitos II" tem uma intro legal e a música em si possui uma levada mais sinfônica e melódica, intercalando com algum peso, proporcionado principalmente pela bateria precisa de Samuel Mäki-Kerttula. "Tuomioni" é calma. Mesmo assim, não perde o ritmo. Os músicos são muito competentes, e a voz de Johanna é um deleite à parte. A faixa-título, "Pääkallonpaikka", fecha o novo álbum de forma honrosa. Começa numa atmosfera mais sombria, com direito a uma narração meio abafada num vocal masculino. A faixa em si tem uma atmosfera mais épica, com o teclado predominando. É uma música bem calma, ainda assim é bem gostosa de ouvir, principalmente enquanto estiver deitado ou num dia de chuva. Mesmo sem o peso, o HB predomina a qualidade nesse álbum.

Se me permitem uma comparação, no metal secular temos as ótimas vocalistas Amy Lee (Evanescense) e Tarja Turunen (ex-Nightwish). Dentro do cenário cristão, temos ótimas vozes, como Wendi Kaiser (Rez Band), Nancy Jo Mann (Barnabas), Fionnghuala (ex-Slechtvalk) e as irmãs Barlow (Barlow Girl), entre outras, mas a meu ver, a voz de Johanna Aaltonen se sobressai a todas as outras, podendo merecidamente estar incluido em qualquer lista de vocal feminino, independente da ideologia.

NOTA 5/5

• Johanna Aaltonen - Voz
• Antti Niskala - Teclado
• Samuel Mäki-Kerttula - Bateria
• Tuomas Kannisto - Baixo • Kaj Henrik "Bob" Kanervo - Guitarra
• Sofia Ylinen - Guitarra

1. Supermies
2. Hanki elämä III
3. La Finlande de mon coeur
4. Perkeleitä
5. Eteenpäin
6. Tuomioni
7. Herralle kiitos II
8. Valtaa
9. Herra puolellamme
10. Pääkallonpaikka

2 comentários:

  1. pelo amor de Deus... me diz que tu tem a letra da faixa Pääkallonpaikka!! posta!! por favor!!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, não tenho, Sopespian
    Procurei em tudo que é lugar, mas não achei....foi mal, fico te devendo essa!

    ResponderExcluir