Mais de 20 anos de estrada, sinônimo de rock cristão no Brasil, influência para muitas bandas do cenário e a preferida da maioria dos "roqueiros" evangélicos do Brasil. Claro, não é unanimidade e há quem não goste (até entendo o porque!), mas que contribuiu para a cena no Brasil, isso é inegável.
Foram pouco mais de 12 meses de espera pelo DVD que já havia sido gravado em julho de 2009 e até 1 ano após, nem tinha data para ser lançado. Foram meses de ansiedade por esse lançamento, sendo que a banda não divulgava praticamente nada, nem mesmo dava esperança de algum prazo. Talvez a chegada da ExpoCristã 2010, a gravadora MK Publicitá (ou talvez o próprio Oficina G3) tenha determinado o lançamento para a feira musical. A entrada de Mauro Henrique (ex-Vértice/FullRange) contribuiu para que a banda navegasse em outros rios e achasse o que considero até aqui, "o som perfeito do Oficina G3". Juninho Afram, Jean Carllos, Duca Tambasco, Alexandre Aposan, Maurão e Celso Machado. Parece que essa formação sempre esteve destinada a se unir e, assim, criar o melhor CD da história da banda, o "Depois da Guerra", lançado no começo de 2009 (apesar de sua turnê ter iniciado ainda em 2008), ganhador do Grammy Latino 2009, como Melhor Álbum de Música Cristã em Lingua Portuguesa. O DVD foi dirigido pelo talentoso Hugo Pessoa, que usou tecnologia HD (através de câmeras RED) para as filmagens do show, além de outros recursos tecnológicas, todos muito avançados e que proporcionaram uma verdadeira obra de arte visual. Podemos destacar o travelling, usado para registrar as cenas da bateria, o efeito bullet time (possibilitado pelas câmeras Sony Z7, posicionadas à frente do palco. A grua CamMate permitiu belas tomadas por trás do palco. Há ainda se destacar que a fotografia ficou excelente, e o áudio supercompetente está disponível em 5.1 (Dolby Digital) e 2.0 PCM. Antes de encerrar essa parte técnica, não posso deixar de mencionar os músicos Marcelo Pompeu e Heros Trench (Khorzus) que lideraram a parte de som e mixagem, assim como no CD "Depois da Guerra".
Bem, vamos para o show em si. A abertura não poderia ser mais sugestiva e atraente. Numa edição de imagens, vemos trechos do possível clipe de "Meus Próprios Meios", enquanto ouvimos o som das hélices de um helicóptero. Segundos depois, o som continua, agora somado aos gritos da platéia. Cortam as cenas para a apresentação dos músicos, numa simulação que remete aos mesmos dentro de um helicóptero. Abertura simplesmente perfeita. Corta para a chegada dos músicos no palco, enquanto a intro "D.A.G" inicia, aquecendo o público. E eis que se inicia a 1ª música "Meus Próprios Meios", imediatamente conectado à intro. Metal progressivo de ótima qualidade, fazendo o público pular. A chegada de Mauro ao palco, é sensacional, proporcionada por efeitos especiais obtidos através do bullet time. Aliás, efeitos é o que não falta nas 3 primeiras músicas.
Há de se destacar aqui que Mauro está muito bem como novo frontman da banda. Aquela insegurança perceptível nas primeiras apresentações desaparece e dá lugar a um dos melhores vocalistas do Brasil, cheio de energia e nunca deixando os espectadores parados. Confesso que até eu, sentado no sofá, senti vontade de pular. E outra: os guturais do tecladista Jean Carllos só contribuem para que a música se torne ainda mais atraente.
Em seguida, vem "Meus Passos", que comparando o texto em si, poderia ser uma continuação de "MPM", o que casou muito bem no show. Aliás, conheço gente que não curte rock e se apaixonou por estas duas faixas. Novamente, Mauro e Jean fazem a dupla perfeita nos vocais. Ótima música, na minha opinião deveria ganhar clipe.
Confesso que já enjoei de "Eu Sou" há muito tempo, o que não significa que não a ouço mais. É boa, os músicos são excelentes, fazem parte dos melhores do Brasil. Até uma música mais fraca fica atraente, através do profissionalismo dos caras.
Mas aqui vem aquela que pode ser considerada "hino" da banda. Não importa quantos anos a banda existir ou quantos CD´s lançarem, a faixa "Até Quando?"(popularmente conhecida como "Humanos") sempre será obrigatória nos shows do Oficina G3. Jean Carllos comanda a música, dando um show de gutural e presença, com Mauro substituindo mais do que perfeitamente PG e Juninho no refrão. Aliás, essa música ganhou uma nova roupagem no DVD, com uma levada de pedal duplo no refrão, acompanhado da palhetada alternada na guitarra. Deu um ar mais "metalcore" a banda. Quanto ao Duca, esse praticamente brincou de tocar baixo. Com certeza, um dos destaques do DVD.
"Mais Alto" e "Ver Acontecer", do álbum "Além Do Que os Olhos Podem Ver"vem a seguir, fazendo côro às músicas do show que não estão no novo CD. Muito boas, mas na minha opinião, ficaram aquém de suas versões em estúdio (exceto pelos berros do Jean).
"Obediência" retoma o track-list do álbum "Depois da Guerra". Letra composta pelo guitarrista-base (e não oficial) Celso Machado. Ótima letra, com um som pesado. A última antes da banda mergulhar em uma sequência de baladas do novo CD."Continuar", "A Ele" e "Incondicional" acabam servindo de ponte para a mensagem pregada pelo líder e guitarrista Juninho Afram. E que mensagem, devo dizer! Um tema que sempre faz parte dos meus pensamentos e que por vezes compartilho com amigos e irmãos, "a diferença entre acreditar em Deus e conhecê-Lo". Infelizmente, vemos no mundo de hoje, que, principalmente dentro das igrejas, poucos O conhecem. Ótima mensagem, do tipo que eu gosto, quase me converti de novo.
A seguir, a banda retorna e embala o blues-balada "People Get Ready" que, devo dizer, casou perfeitamente com o fim da mensagem, seguida logo após pela (também balada) "Tua Mão".
"De Joelhos" retoma o rock pesado (graças a Deus!) e aqui vemos o ápice da apresentação de Jean com seu teclado (que ao lado de Mauro e o batera Aposan, é um dos destaques do DVD). O intervalo executado por ele só deu ainda mais grandiosidade à música.
As músicas fluem naturalmente e é perceptível o grande entrosamento da banda. Duca dá uma aula de contra-baixo e ainda se arrisca (com sucesso) nos backing-vocais. Notem que Juninho parece mais livre e solto nesse show, deixando a maioria das basese para Celso, e executando solos virtuosos durante as músicas (em"Incondicional", eu juro que ouvi a guitarra cantando junto com Mauro no refrão!) Jean com seu talento "monstro" no teclado e seu ótimo gutural, tem muita presença e energia infinita. Ele também rouba cenas quando aparece com seu mini-teclado preso a uma corrente em volta de seu corpo. Exibicionismo? Para alguns talvez, o que importa é que ele humilha qualquer tecladista (nacional ou internacional) que eu já ouvi e realmente demonstra o "ser livre e alegre em Jesus".
"Better", a faixa virtuosa cantada em inglês, simplesmente finca a estaca e comprova o amadurecimento e evolução daquela banda que 20 anos atrás tocava o hard rock de "Valéria" ou "Mais Que Vencedores", ou se arriscava no inglês (nem sempre bem sucedido) com "Your Eyes" e "Don´t Give Up". E pra quem não manja o idioma, o DVD apresenta legendas em português, inglês e espanhol.
"Muros" é uma das minhas faixas preferidas. Em seguida, temos "De Olhos Fechados" (sinceramente, eu trocaria essa música por "Réu ou Juiz", de longe a melhor faixa do "ADQOPV").
A banda, então, encena um falso fim e deixa o palco, voltando segundos depois, com uma introdução-monstro de Juninho, uma verdadeira palhetada "metalcore" que abre a música "Depois da Guerra". O show já se encerraria perfeitamente aí, porém os vencedores do Grammy 2009, nos surpreendem mais uma vez, tocando uma palinha do hino do rock, "God Gave Rock And Roll To You" (Deus Deu o Rock´n´Roll Pra Você), já executadas pelas bandas Petra e Bride, mas imortalizada pelo KISS (que modificou a letra).
Não poderia ter um melhor desfecho. Não há outra maneira de descrever esse trabalho a não ser "O Melhor Lançamento de 2010" e certamente figurará entre os melhores DVD´s do Metal/Rock Cristão da história.
Dificilmente o Oficina G3 ou outra banda fará um trabalho tão bom como esse.
Claro, há uma pequena parcela negativa, mas nada tem a ver com a banda ou o show, e sim por parte de sua gravadora "gospel" MK Publicitá, que fez pouco caso nos extras do DVD, resumindo apenas a um pequeno Making-Off, Depoimentos dos músicos e um catálogo de lançamentos (mal-feito) com os trabalhos cristãos da gravadora, além do clipe da música "Incondicional". O tão esperado clipe de "Meus Próprios Meios" ficou de fora e promete iniciar outra novela como o CD "Depois da Guerra" e seu DVD. Será que teremos de esperar mais 1 ano para esse clipe? Outra ponto negativo é que o espectador é obrigado a assistir 2 comerciais da MK na abertura, não podendo avançar para o menu. Fala sério, quem aqui quer ver o comercial do DVD da Fernanda Brum?
Fora isso (há esperanças do Blue-Ray ser ainda melhor), "DDG Experience" foi a melhor "experiência" musical que desfrutei ao longo desse ano. Adivinhe qual a nota?
NOTA 5/5 (ou 10)
01. D.A.G (Intro)02. Meus Próprios Meios
03. Meus Passos
04. Eu Sou
05. Humanos
06. Mais Alto
07. Ver Acontecer
08. Obediência
09. Continuar
10. A Ele
11. Incondicional
12. Mensagem (Juninho Afram)
13. People Get Ready
14. Tua Mão
15. De Joelhos
16. Better
17. Muros
18. De Olhos Fechados
19. Depois da Guerra
20. God Gave Rock An Roll To You
Nenhum comentário:
Postar um comentário