quinta-feira, 3 de novembro de 2011

[Review] Illuminandi - In Via (2010)


Quero aqui emitir uma nota de desculpas, publicamente. Tamanho grau de ignorância é imperdoável, ainda mais em se tratando de uma banda como aIlluminandi. Esse álbum foi lançado no ano passado (2010) e só agora, metade de 2011, fui descobrir a existência dele!

Sim, você deve ter concordado: é um erro absurdo!

Bem, pra quem não conhece, deve estar se perguntando: mas quem é a Illuminandi, afinal? Sabe aquela banda secular de pagan/folk metal Eluveitie? Bem, digamos que Illuminandi e a Holy Blood sejam o equivalente a essa banda, só que no cenário cristão.

"In Via" é o mais novo trabalho (ok, agora já não é tão novo assim, né) desses poloneses, que mesclam um Folk Metal com Gótico e passagens de Death Metal, além de violinos, um clima folk e um vocal que cria um ambiente perfeito para essa viajem musical.

O EP "Illumina Tenebras Meas" já havia me deixado de queixo caído, e aqui parece que os caras se superaram. "In Via" é a visível evolução de uma banda que tem tudo pra ser uma das mais respeitadas dentro de seu estilo - e talvez só não o seja devido à ignorância de mentes fechadas para o metal cristão.

Após a belíssima "Intro", temos a faixa "The Promise" (na minha opinião, a melhor do CD!). Toda a atmosfera medieval aliada ao peso do heavy metal, numa faixa matadora do início ao fim! Música do jeito que poucas bandas sabem fazer.

Em seguida temos a trinca "Poczekalnia", "Cela" e "Wejdz", que dão continuidade à faixa anterior, porém ainda com mais peso.

Após a rápida "Interludium", temos "Reborn" que não deixa a peteca cair e segue com o banquete medieval para guerreiros metálicos de prontidão. Me imagino no meio de um bosque agora, sentado a uma mesa com guerreiros nórdicos ao meu lado, desfrutando de um belo banquete com o Illuminandi num palco de madeira, ao lado, entoando suas belas canções atmosféricas.

A presença de violinos e cello (executados por Antonina Kraszkiewicz eKrzysztof Kawa) em meio ao som meio death metal, é o que dá todo o sabor dessa banda, num jogo de músicas épicas, que poderiam muito bem ser entoadas como gritos numa guerra medieval.

Radoslaw Solek (Malchus) foi uma grande adição ao grupo, com seu incrível gutural, num ótimo entrosamnento com os vocais líricos e gregorianos deAleksander Koziol (guitarra e voz) e Jan Trebacz (guitarra e voz).

A faixa "Illumina Tenebras Meas", que deu nome ao EP anterior da banda, também pode ser destacado.

Em suma, "In Via" é um ótimo álbum. Não é perfeito, mas agradará aos fãs de metal sinfônico, gótico, extreme folk metal e cultura medieval. Um excelente trabalho para ser ouvido a qualquer hora - seja dia ou noite, frio ou quente, sol ou chuva -, pois além de ser diversão garantida, ainda te proporcionará minutos de extrema edificação.

Detalhe: a banda é cristã, mas não protestante e sim católica. Contudo, suas letras são fortemente baseadas na Bíblia e/ou numa visão cristã da vida. Metal de qualidade, acima de tudo.

NOTA: 4/5

———————————————————————
Tracklisting
———————————————————————

1. (00:01:20) Illuminandi – Intro
2. (00:03:43) Illuminandi – The Promise
3. (00:03:51) Illuminandi – Poczekalnia
4. (00:03:14) Illuminandi – Cela
5. (00:04:11) Illuminandi – Wejdz
6. (00:00:29) Illuminandi – Interludium
7. (00:03:24) Illuminandi – Reborn
8. (00:04:54) Illuminandi – Illumina Tenebras Meas
9. (00:03:54) Illuminandi – W Drodze
10. (00:05:41) Illuminandi – … I O Tym Drugim…
11. (00:05:01) Illuminandi – A Blessing
12. (00:03:26) Illuminandi – Outro

invia

Radoslaw Solek – Vocals (Malchus)
Aleksander Koziol – Vocals, Guitar
Jan Trebacz – Vocals, Guitar
Antonina Kraszkiewicz – Violin, Cello
Krzysztof Kawa – Violin
Aleksander Kraszkiewicz – Bass
Janusz Domka – Drums

Um comentário:

  1. concordo com tudo que você disse, ainda há um preconceito muito grande para com o metal cristão, mas apesar de tantas dificuldades estão evoluindo. Bandas como Love and Death, Eterna(cd EPIPHANY), Mortification(o último cd), e das brasileiras o novo cd do oficina g3 sempre me deixam de queixo caído. Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir