segunda-feira, 24 de outubro de 2011

[Review] Visionaire - Mystical Dominion (1998)



Em 1996 o multiinstrumentista James Allin fundou em Monroe, Washington, banda Visionaire, sendo ele seu único integrante. O som da banda varia entre Ambient/Gothic Death/Doom Metal. As letras das músicas do Visionaire invariavelmente abordavam como temática: tentações, amor ao próximo, Bíblia e Jesus Cristo. Nas composições, Allin alternava seu vocal, indo do limpo ao gutural. Após assinar um contrato com a gravadora Millenial Sun, a banda lançou, em 1998, seu primeiro trabalho, o álbum Mystical Dominion. Por ocasião deste álbum, Allin gravou o vocal, guitarra, baixo, bateria e, em uma das faixas, até instrumentos típicos de música flamenca. Outra faixa possuía letra que, na verdade, era uma adaptação de um trecho da Bíblia em forma de música.

Contendo uma atmosfera envolvente, o CD abre com "Tarot", que inicia numa abertura entre a linha acústica de violão e o som de águas. Dá-se uma sensação bem épica, fazendo o ouvinte viajar até as eras medievais. Com o peso da guitarra entrando em seguida e as batidas de bateria, o vocal de Allin se mescla e mostra a que veio o álbum. O teclado, como sempre, contribui muito para esse tipo de música, tornando o som ainda mais rico. O gutural de Allin me lembrou um pouco o drive de Max Cavallera (Sepultura, Soufly, Cavalera Conspiracy).

A música do Visionaire é, ao mesmo tempo, épica e melacólica, devido a sua mescla de música gótica com o doom metal. O instrumental casado com as letras, é uma boa oportunidade de unir o útil ao agradável. Muito bom para se ouvir boa música e ler a Bíblia ou refletir nas coisas de Deus.

A faixa-título, "Mystical Dominion", já inicia com mais peso, e o vocal de Allin mescla o gutural com um vocal mais limpo e ao mesmo tempo grave, casando bem com as características do gothic/doom. A passagem do teclado é muito boa nessa faixa, o que enriquece ainda mais a atmosfear da música.

Assim como a antecessora, "Open Voyage" já inicia com mais peso. Riffs cavalgado de guitarra, somados às forte batidas, e o teclado de fundo - que protagoniza os minutos finais da música de forma belíssima. Só pelas três primeiras faixas do CD, qualquer fã de doom/gótico já deveria apreciar essa banda.

"Icarian" inicia mais melódica, um som mais suave, mas não menos épico, com Allin fazendo vocais suaves, quase que sussurrados. Uma bela faixa.

"Enchanter" tem uma introdução incomum no teclado, que logo explode num metal pesado, voltando ao vocais mais graves de Allin.

"Only A Tear" inicia com uma atmosfera mais sinfônica e, apesar de conter peso e guturais, talvez seja a faixa mais melancólica de todo o álbum.

"Winter´s Eye" volta com as introduções mais pesadas, mesclando seu som gótico/doom com uma pitada do heavy metal tradicional - influência essa percebida nas guitarras.

"Reflection" começa com acordes de guitarra acústica, mas já demosntrando que vem peso por aí. Guturais mesclados ao peso da guitarra e a melodia do teclado dão a tonalidade para essa música, a penúltima do álbum.

"Lover´s Serenade" é quase uma balada romântica medieval. Com um vocal quyase-sussurrado de Allin, proporciona um clima épico e melancólico. Quase que um clímax de uma grande história. Se você estiver triste e estiver ounvindo essa faixa, ela o fará refletir. Uma ótima faixa que cela com chave de ouro o 1º álbum do Visionaire.

Em suma, é um álbum bem acima da média. Deve agradar muito aos fãs de gótico, doom metal e metal sinfônico, ou mesmo de folk metal e música medieval. James Allin estava inspiradíssimo e, sendo o responsável por todos os instrumentos e vozes, realizou um ótimo trabalho. A arte gráfica da capa também é belíssima, um dos requisitos que me chamou atenção na hora de conferir a banda.
Para os que não são chegados no estilo, o CD pode se tornar um pouco massante.

Visionaire é música para sentir e pensar. Música para a alma.

NOTA 4,5/ 5


Mystical Dominion
Faixas:
01. Tarot
02. Mystical Dominion
03. Open Voyage
04. Icarian
05. Enchanter
06. Only A Tear
07. Winte´ is Eye
08. Reflection
09. Lover´s Serenade

Nenhum comentário:

Postar um comentário