quarta-feira, 9 de novembro de 2011

[Review] The Devil Wears Prada - Zombie "EP" (2010)


Eu sempre tive o seguinte pensamento: quem lê quadrinhos, curte rock; e quem curte rock lê quadrinhos. Eu sou colecionador de quadrinhos e, óbvio, nem preciso dizer qual é o meu estilo musical. Claro, o seguinte pensamento não é uma regra, mas se pararmos para analisar, 90% dos headbangers está incluido nesse pensamento.

Se ligando nisso, o The Devil Wears Prada inovou, e junto com seu novo EP,"Zombie" (titulo bem curioso e até esquisito para alguns), lançou um gibi, com o mesmo nome, contando as aventuras dos integrantes da banda numa terra apocaliptica, dominada por zumbis.

"Eu estava curtindo muito o tema na época. A gente estava na Europa em turnê e eu estava lendo muito Max Brooks – ou pelo menos “World War Z” e “The Zombie Survival Guide” e na mesma noite a banda ia assistir o filme “Zombieland”, eu não sei ao certo de onde veio a idéia, crescendo eu nunca fui muito ligado em zumbis ou em revistas, mas eu pensei “e se a gente gravasse uma música com o tema zumbi?”E quando eu levei a idéia pro texto da banda, eles falaram “Vamos gravar cinco músicas. Vamos fazer um EP…” é apenas uma saída criativa nossa e não precisa ser nada sério ou regular como um full-length. Os zumbis estão bem assustadores, cheios de detalhes, assim como vocês já deveriam esperar. Ter um bom ilustrador é o primeiro passo para desenhar os integrantes. Acho que essa é uma boa idéia para alcançar o maior número de pessoas possíveis. Espero que muitas pessoas acabem vendo ela." - explicou o vocalista Mike Hranica.

Sem dúvida é uma idéia diferente e que vai levantar polêmica de algumas partes. No entanto, não deixa de ser uma novidade e uma proposta interessante, como disse Mike, para alcançar maiores massas.

E tocando na questão do instrumental, devo dizer que gostei muito do trabalho. A banda se puxou. Mike tem um vocal poderoso, e ele sabe "brincar" entre o gutural e o scream.

Em todas as 5 faixas, a banda manteve o ritmo e a energia e conseguiu realizar um trabalho excepcional, com muito peso e agressividade, mas sem perder a melodia.
E devo confessar: gostei mais deste EP do que qualquer outro full-light lançado pelos caras. Destaque para as faixas "Anatomy" e "Revive", esta última que em seu miolo tem um instrumental melódico, executado perfeitamente pelo tecladistaJames Baney, que casa muito bem com a agressividade imposta na mesma. Claro, não esquecendo do batera Daniel Williams, que é quem dá o contraste dessa brutalidade apocaliptica em todas as faixas.

A questão é: as letras das músicas acompanham a história da HQ?

"Não, nada disso. As músicas no EP tem um tema próprio, mas nenhuma delas tem associação com alguma coisa na HQ. Acho que a gente poderia ter colocado algumas letras, mas acabamos optando por uma outra estória completamente diferente. O roteiro da HQ e suas ilustrações tinham que ter uma identidade própria. A estória não bate muito com as letras, mas as músicas entre si tem seu significado próprio dentro do EP."

A revista foi escrita por JL Bourne, autor de ‘Day by Day Armageddon – A Zombie Novel’, e conta a história de cinco soldados (os cinco integrantes da banda), armados com um arsenal de alta tecnologia, em uma perigosa e ultra-secreta missão dentro de um mundo cheio de zumbis. A arte foi feita por Kevin Mellon, que fez o livro “GEARHEAD”.

Fica a critério de cada um dar a sua opinião sobre essa novidade. De minha parte, um dos melhores trabalhos de 2010 até agora, pelo menos no quesito metalcore.

A seguir a nota, e abaixo, alguma imagens da HQ:

NOTA 5/5



Nenhum comentário:

Postar um comentário