Lançado em 2010, este é o 6º álbum de estúdio da banda finlandesa de metal sinfônico HB. Na verdade, "The Jesus Metal Explosion" é a versão em inglês do "Piikki Lihassa" (lançado originalmente em 2008).
Vindo das terras frias da Finlândia, o HB sabe compôr e executar músicas como ninguém. Além da criatividade excepcionante para criar melodias cativantes - que vão desde faixas mais pesadas e progressivas até belas baladas - é de se destacar e parabenizar as letras, compostas (em sua maioria) pelo tecladista Antti Niskala.
Falando abertamente sobre a fé dos membros e temas polêmicos de cunho religioso, a banda dá a cara a tapa e não teme declarar-se 100% cristã (atitude louvável que, infelizmente, nem todas as bandas "cristãs" adotam).
Bem, iniciando pela faixa título (que ganhou um ótimo video-clipe), o CD já mostra a que veio com uma melodia que mescla muito peso, aliado a passagens sinfônicas e progressivas, talvez num dos "hinos" mais amados pelos fãs da banda até aqui. Ah, e a voz de Johanna Aaltonen continua belíssima e impecável!
A seguir, temos "Loaded", uma ótima combinação de progressivo e sinfônico, num refrão que lembra muito a banda secular Evanescense.
"It is Time 2" começa mais pesada, mas sua estrofe não é das melhores, apostando mais em um metal alternativo. Só no refrão, HB volta a parecer HB, num clima épico-sinfônico medieval muito lindíssimo!
"Hands of Grace" é a balada do álbum. A voz de Johanna contribuiu muito para o clima dessa música, envolvendo o ouvinte de forma a relaxar e refletir enquanto escuta essa faixa.
O álbum começa a empolgar mesmo com "Nightmare", uma das minhas músicas preferidas da banda. O refrão é, novamente, o grande destaque. Metal sinfônico de qualidade que, em alguns momentos, volta a lembrar Evanescense, mas sem perder a "essência HB".
"Holy Bible" é uma faixa diferente, com um instrumental envolvente e mais ´alegrinho´. A letra é bem legal, falando especificamente sobre a Bíblia e citando todos os seus livros!
"Abandoned" já inicia com uma intro ao piano de gelar a espinha, criando uma atmosfera gótica, que casa perfeitamente com a letra. A faixa viaja entre o gótico e o sinfônico, proporcionando uma das músicas mais interessantes do álbum.
"Kings´s Design" é, sem dúvida, uma das melhores composições do CD. Guitarras e teclado muito bem entrosados numa faixa totalmente climática. Estrofe e refrão perfeitos! Chega a ser de emocionar ouvir esse refrão!
"Joy Upon The Lord" tem uma introdução animal, com os instrumentos abusando do peso, executando tudo muito bem trabalhado. Em seguida, a música dá uma freada para a entrada de Johanna, mas logo o peso retorna e resulta num belo refrão.
"The Lord Of Lords" encerra o álbum com uma bela balada. Uma das melhores baladas já compostas pela banda, sem dúvida!
Não é a toa que HB é muito amado por fãs de todo o mundo. Pois de todas as (ótimas) bandas de seus país, a HB é a que mais se sobressai, com sua música competentíssima e letras edificantes!
NOTA: 4,8/ 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário