sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Relembrando os bons tempos.... #01


A morte de Steve Osborne, ex-guitarrista do BRIDE, nos ultimos dias acabou reacendendo meu interesse por essa banda que me influenciou diretamente no inicio de minha jornada com o metal cristao. Lembro quando comprei o album "Kinetic Faith" (de 1991), sem sequer conhecer a banda. Era meu aniversario de 15 anos, se nao me engano, e meu pai me levara numa loja de musica para comprar meu presente: um DVD da banda Petra, em uma de suas ultimas apresentaçoes no Brasil, durante sua turne de despedida, "Farewell". Eu trabalhara para meus tios, pintando a casa nova deles e, com o dinheiro recebido, comprei meu primeiro CD de heavy metal. A partir dai, virei fa da banda. Lembro o extase que eu estava ouvindo aquele CD inumeras vezes. Foi nesse momento em que minha vida começou a tomar um rumo que meus pais nao esperavam: o Rock passou a circular em minhas veias e ser umas das principais caracteristicas de minha personalidade. Ate hoje, "Kinetic Faith" e um dos meus albuns preferidos do BRIDE, e tenho um carinho enorme por ele - na epoca, eu ficava imaginando o quao louco deveria ser um show daqueles caras, principalmente por serem cristaos!
Assim, tanto Petra e Bride foram as bandas responsaveis por me tornarem quem eu sou hoje.

Quando tive acesso a internet, pesquisei sobre a "Noiva" e foi ai que eu ouvi um de seus maiores classicos, o "Live To Die" (de 1988). Heavy Metal puro! Nao tinha como nao pirar ouvindo aquilo! Riffs e solos cheios de paixao, que pareciam pegar fogo quando executados no play aqui de casa! Musicas como "In The Dark", "Hell No", "Fire And Brimstone" e "Here Comes The Bride" eu nunca cansava de ouvir. Mas o maior destaque, sem duvida, era o hino "Heroes", de mais de 7min. Eu tinha lido alguns artigos e realmente eu precisava concordar: "Heroes" era como um "The Number of the Beast" do Iron Maiden para os cristaos.
Em seguida, veio "Silence Is Madness" (1988) e "Show No Mercy" (1987), outros excelentes petardos que mantinham viva minha euforia pela banda. Entao chegou o dia em que eu conheci aquele considerado o principal trabalho dos caras: "Snakes In The Playground" (de 1992). Enquanto os demais albuns eu havia baixado da internet (exceto o "Kinetic Faith"), eu encontrei o "Snakes..." original numa livraria crista aqui da minha cidade. E nao so ele, mas o "Fist Full of Bees" (2001) tambem. Acabei optando pelo classico. Esse album fez um sucesso enorme quando o comprei. Eu o emprestei para um amigo meu (que na epoca tocava guitarra na minha primeira banda de rock), e ele adorava "infernizar" (desculpe a ironia) os vizinhos, colocando o som bem alto hehe
Outros dois colegas meus, que nao eram cristaos, puderam ouvi-lo tambem e se tornaram grandes fas desse album, sendo que quase nao o obtive de volta hehe
Porem, acabei perdendo-o para um amigo que era cristao. O engraçado e que ele e daqueles "crentes" bem tradicionais, cheio de religiosidade, e nao e que o cara curtiu e muito a banda? Nao lembro bem o que aconteceu, mas perdi o CD e ate hoje ele me diz que um dia me pagara um novo....rsrs

Bem, eu segui minha jornada metalica, conheci muitas bandas das quais virei fa, como Tourniquet, Stryper, Antestor, Slechtvalk, Demon Hunter, Mortification, entre tantas outras. Mas um album, em especial, ainda me atiçava a curiosidade e fui obrigado a correr atras - apesar das criticas de muitos fas.
Sim, era o "Fist Full of Bees". Comprei-o original, na mesma loja que comprara o "Snakes". Confesso, nao me arrependo. Fiquei muito surpreso quando o ouvi pela 1ª vez, e verdade. Alias, muito surpreso! Como uma banda que lançara petardos do heavy metal como "Live To Die", "Kinetic Faith" e "Snakes in The Playground" fizera uma mistura daquelas?! Repito: nao me arrependo. Gosto do "Fist Full of Bees" - mas a partir dali, conheci a outra"face" do BRIDE, e essa "face" começou, aos poucos, a me afastar daquela que ja fora uma das minhas bandas preferidas.
A partir da metade dos anos 90 pra ca, o Bride abandonara sua personalidade heavy metal/hard rock e se tornou, em outras palavras, uma "banda modinha". Claro, estou praticamente comprando pondo minha cabeça a premio entre os fas mais 'nervosos' do Bride, mas essa e minha opiniao. O que levou a banda a "mudar" (sonoramente) e algo que so a mente de Dale Thompson sabe responder. Influenciados por bandas mainstream da epoca, o Bride adotava um comportamento mais "comportadinho", digamos assim. De cabelos cortados e adotando uma sonoridade mais moderna em seu rock, o Bride passou de rock alternativo, grunge, new metal e entao um hard rock mais moderno.


Uma das coisas mais idiotas que ja ouvi na cena do heavy metal, foi a explicaçao de Dale a respeito de seu irmao Troy Thompson ter sido o ultimo membro a cortar o cabelo:

"Achamos que um homem de 40 anos com cabelo grande nao cola mais. Estamos muito velhos pra isso!"

Fala serio!

"Drop" (de 1995) foi o primeiro album a separar o Bride de sua fase classica e inspirada, voltando-se para um som mais Alternativo.
Em seguida, veio "The Jesus Experience" (1997), totalmente voltado ao grunge, influenciado por bandas seculares que estouraram nas radios e MTV, como Nirvana e Pearl Jam. Na minha opiniao, esse e o melhor CD da fase "comercial" do Bride.
"Oddities" (1998) faz uma mescla desse grunge com o Metal Alternativo.
2000 iniciou um novo milenio e tambem uma nova safra de bandas e sub-generos - nem todos tao bons assim. A moda da vez era misturar o rock com o hip-hop, criando assim o "new metal" (ou nu metal), um estilo totalmente popularizado mundialmente pelo Linkin Park. E o que surgiu disso? Sim, "Fist Full Of Bees" (2001) - considerado o fiasco da banda!

Nas palavras do proprio Dale:
"Quando o FFOB saiu, pareceu que todos os fas do Bride sumiram da face da Terra!"

Foi apos isso, que o Bride decidiu se tornar uma banda independente...como se a culpa fosse so das gravadoras(!)

"This Is It" (2003) chegou, resgatando um pouco do puro rock. Nada que lembrasse os tempos aureos da banda, mas pelo menos sem nada de rap!
"Skin For Skin" (2006) e talvez o album mais pesado da banda, nessa nova fase. Mesmo longe de ser um classico, e um dos melhores dessa nova fase.
Em 2009, foi anunciado o fim do Bride, e para encerrar a carreira, eles lançaram seu ultimo album, "Tsar Bomba". Esse, caros leitores, na opiniao deste que vos escreve e (desculpem o trocadilho) uma verdadeira bomba! Aqui foi onde meu conceito com a banda afundou de vez. Um album estranho, de um rock fraco, cheio de influencias nonsense, e ainda por cima, uma pitada de reggae! Muitos defensores da banda me criticaram na epoca desse lançamento, por eu nao ter gostado dele. Azar, e minha opiniao e ela ainda nao mudou! O pior album da banda, sinceramente, ao lado do "Bride Live! Vol. 01".

Para se ter uma ideia das diferenças, farei um breve resumo comparativo entre dois trabalhos distintos da banda:

SILENCE IS MADNESS (1989)


Lançado pela Pure Metal Records, esse petardo, ao lado de seus antecessores, "Show No Mercy" (1985) e "Live To Die" (1988) , e uma verdadeira joia!
Contendo todas as caracteristicas classicas de um heavy metal poderoso, a banda ainda tinha a "aurea magica" dos anos 80 a seu favor. Aqui, as influencias vao desde o heavy metal tradicional de Judas Priest e Iron Maiden, mostrando-se tambem contaminada pela cena NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), inclusive pelo visual que trazia tambem essas referencias.
Considerado um dos melhores trabalhos da banda, esse petardo ja inicia com a contagiante "Fool Me Once", seguida do embalo energetico de "Hot Down South". E ainda tem as otimas "Evil Dreams", "Under The Influence", "All Hallow's Eve", "No More Nightmares", alem da finalera "Rock Those Blues Away" que viaja entre o blues/soul com o rock.
Trata-se, portanto, de uma verdadeira obra-prima do Heavy Metal. Peça obrigatoria na estante de qualquer headbanger que se preze!
Em 2000, "Silence Is Madness" foi relançado pela Millenium Eight Records, contendo 8 novas faixas.

Line-Up:
Dale Thompson - Vocal
Troy Thompson - Guitarra
Frank Partipillo - Baixo
Stephan Rolland - Bateria


THIS IS IT (2003)


Esse e o primeiro CD independente da Noiva. Aqui, a banda ate tentou voltar ao seu Hard Rock da primeira metade dos anos 90, mas na minha opiniao, nao obteve muito exito.
Ha boas faixas, como "Blow It Away" (que tem alguma influencia de Gun's N'Roses) e "More Than Human", faixas medianas como "To The Sky", "Drop D" e "Head Lookin' For a Bullet", e faixas ruins como "Evil Geniuses", "Revolution", "Microphone" e "Universe".
Trata-se de um album mediano, que apos escuta-lo 2 ou 3 vezes, perde-se o interesse.

Line-Up:
Dale Thompson - Vocal
Troy Thompson - Guitarra
Greg Martin - Guitarra Base
Micheal Loy - Bateria
Lawrence Bishop - Baixo


Em outras palavras, nao estou descendo a lenha na banda aqui, a ponto de chama-la de uma das piores bandas do mundo....nada disso. Ate porque a intençao desse post era lembrar de uma das bandas que teve um papel fundamental na minha historia. Tenho um carinho enorme pelo Bride, apesar de nao me considerar mais um "fa" dela, como tantos outros. E uma otima banda, que lançou albuns inesqueciveis, verdadeiros classicos, mas infelizmente algo deu errado no caminho e eles perderam o rumo (musicalmente). Espiritualmente, eu bato palmas de pe pra essa banda!

E isso! Ah, o Bride nao acabou. Apos o "Tsar Bomba", eles anunciaram um novo trabalho chamado "Encore". E esperar...Independente de gostar ou nao, eu vou ouvir esse CD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário