sexta-feira, 28 de outubro de 2011

[Biografia] UnBlack Metal

Unblack metal (também conhecido como Black metal cristão) é a variante cristã de black metal. É um gênero polémico, porque o black metal foi propriamente desenvolvido com a intenção de incentivar sentimento anti-cristão, tanto musicalmente e socialmente. É por vezes referida como "Holy Unblack Metal", um termo originalmente usado pelo fundador do gênero Horde com seu influente álbum Hellig Usvart de 1994. Christian black metal começou em 1991, na Noruega, quando Antestor lançou a demo The Defeat of Satan. O lançamento de 1998 da banda na gravadora Cacophonous Records, The Return of the Black Death, provou ser influente no movimento. Unblack metal moderno foi liderado por grupos como Lengsel, Vaakevandring, Crimson Moonlight e Sanctifica. Os temas líricos Cristianistas de unblack metal são geralmente unidos com o imaginário comum black metal, regularmente abordando o Cristianismo como a matéria em questão.

Sonoramente, o unblack metal incorpora guitarras pesadas/distorcidas, vocais rasgados, rápidas passagens e melodias, e canções com estruturas não convencionais. O estilo varia entre o agressivo estilo de Horde, sorrow metal de Antestor e Arvinger, um teclado de comando e sintetizadores sombrios de Vaakevandring (mais sinfônico), e Vardøger ao estilo de Drottnar mais técnico.


Características

Liricamente, durante o início da década de 1990 como uma oposição ao início da cena norueguesa de black metal, o fundador do gênero Horde popularizou o agressivamente os temas, "anti-satânico" e "mentalidade cruzada" que atacaram a temática anti-cristã com idéias como "Invert the Inverted Cross" e "Crush the Bloodied Horns of the Goat". Este foi um tema dominante durante a maior parte da década de 1990, em unblack metal. Horde era tão influente tanto musicalmente e liricalmente que vários grupos têm copiado o estilo da banda, tais como o do Brasil, Poems of Shadows em seu álbum Nocturnal Blasphemous Chanting.

No final da década de 1990, os grupos Escandinavos Antestor, Crimson Moonlight e Vaakevandringdefiniram um novo rumo: letras anti-satânicas foram substituídas por temas que lidam com conteúdo filosófico e ideológico. Estes variam de Inverno Escandinavo a poética das metáforas de Crimson Moonlight para a tristeza, perspicaz e introspectiva temas de Antestor e Lengsel aos temas de Vaakevandring como conversão, salvação, lutar com fé, e passagens da Bíblia como "Pai Nosso".


História


Surgimento (início de 1990)

Uma das primeiras bandas que seria conhecida mais tarde por ser associada com unblack metal foi um grupo Norueguês chamado Antestor, que começou tocando death/doom metal e lançou sua primeira fita demo The Defeat of Satan em 1991 (nesta época eles estavam tocando com o nome de "Crush Evil"), uma segunda demo intitulado Despair em 1993, e seu primeiro álbum de estúdio Martyrium em 1994. Crush Evil apareceu na cena Norueguesa durante o tempo em que a segunda onda de black metal foi desenvolvendo de forma significativa e igrejas foram queimadas. O grupo foi rapidamente notado pelas forças lideres do movimento, e eventualmente Euronymous do Mayhem estava planejando forçar Crush Evil a encerrar suas atividades. No entanto, Euronymous foi assassinado por Varg Vikernes em 1993. Crush Evil mudou seu nome para Antestor no mesmo ano. Antestor tocou um estilo de metal que eles classificaram como "sorrow metal" e escrevendo letras obscuras. Logo, Torodd Fuglesteg, chefe da infame Arctic Serenade Records, gostou da banda e convidou Antestor para gravar Martyrium, mas problemas ocorreram e outra gravadora chamada Morphine Records acabou lançando apenas 50 copias.

Horde lançou seu primeiro álbum Hellig Usvart em 1994 pela Nuclear Blast Records. O álbum causou certa polêmica na cena black metal, ameaças de morte foram enviados para Nuclear Blast Records exigindo que eles falassem os nomes dos membros. O único membro atual foi o australiano antigo baterista de Mortification/Paramaecium Jayson Sherlock. O termo "unblack metal" foi derivado de "holy unblack metal", que era utilizado pela banda norueguesa Darkthrone como "unholy black metal". O termo "unblack metal" tornou-se posteriormente amplamente utilizado.

Apesar do rápido desaparecimento de Horde, muitas bandas logo surgiram para assumir seu lugar. A banda Sueca, Admonish, foi formada em torno de 1994 ou 1995, e foi a primeira banda de black metal cristão na Suécia. Eles ganharam notoriedade por chamar seu estilo de "Christian black metal" em seu website. Isto causou um certo debate no underground do metal e logo um site anti-Admonish foi criado. Enquanto a banda não lançava qualquer coisa até 2005, a revista Metal Hammer chamou Admonish de "Uma das principais bandas de Black metal cristão" em uma edição de 1990 especialmente focada em black metal.


Para entender o "Un"Black Metal

(Por Allison Grinder Roberto)


Para entendermos bem o Unblack metal é necessário que entendamos primeiro o black metal.
O Black Metal é um subgênero do metal. Este subgênero evoluiu do thrash metal no início dos anos 80 paralelamente ao death metal, um outro gênero do metal extremo. Este novo estilo é ainda mais agressivo que o thrash metal e incorpora em suas letras temas como Satanismo e Paganismo (em particular a mitologia nórdica). Algumas bandas consideradas precursoras do estilo são: Venom, Hellhammer, Bathory, Sodom, Celtic Frost, Bulldozer, Destruction e Mercyful Fate. Algumas das bandas mais influentes no início deste estilo foram: Burzum, Darkthrone, Emperor, Immortal, Sarcófago e Mayhem.
Diferentemente dos conhecidos movimentos jovens, o Black metal, de maneira geral, apresenta rivalidade contra hippies, punks, fãs de reggae etc. Esse fato ocorre devido ao fato de todos os movimentos citados anteriormente, dentre outros, são de uma forma ou de outra, versões com noções cristãs de sociedade (igualitarismo, noção cristã de justiça, noção cristã de bem e mal,...), de modo que ao estilo a alternativa encontrada foi fechar-se sobre si mesmo, daí então a justificativa que se dá ao extremo radicalismo encontrado no estilo (Tido como totalmente Anticristo)


Unblack metal

(O ""Un"" junto ao ""black"" é um termo usado para não sermos confundidos como Black metal secular, Unblack metal é o black metal usado da maneira correta [Para adoração de Deus e do seu filho Jesus Cristo]).

No final dos anos 80 pra começo dos anos 90 criou-se uma idéia entre os White metaleiros de fazer black metal com letras cristãs.
Já avia quase todas as modalidades do metal cristianizadas
Heavy metal cristão, death metal cristão, thrash metal cristão e outras...
Agora chegava á hora de ter também o black metal cristão.
Para nós cristãos todos os estilos musicas foram feitos por Deus (Deus deu o dom de musica ao homem para o homem se divertir na presença de Deus e glorificando acima de tudo.
Mas satanás vendo isso perverteu as coisas santas colocando no homem fraco a maldade (EX: Deus criou o avião pra nossas necessidades, satanás perverteu isso colocando na mente do homem fraco que o avião era ideal para guerras civis)
E assim ele fez com as plantas, estilos musicas e etc.
Se formos estudar sobre a origem do rock vamos ver que ele foi criado por músicos cristãos que uniram a musica gospel com o blues, country e jazz.
Até mesmo o rei do rock Elvis Presley era Cristão e gravou
Quatro álbuns cristãos.
Por isso o enteresse do diabo em perverter tanto o rock, pois ele sabe que o rock foi criado por cristãos e que na verdade Deus é o verdadeiro pai desse gênero musical.
É ele perverteu sim, primeiro o Rock n" Roll e depois todos os outros estilos do rock metal
Como o Heavy, o death, o thrash e o maravilhoso black metal.
Mas nós cristãos estamos aqui pra provar que foi Deus que criou todos esses estilos musicais, que Deus é o verdadeiro pai do rock, do metal e do black metal.
Pois a única coisa de que satanás é pai é da mentira (Jo 8:44).

Um comentário:

  1. Curti o blog mano, isso mesmo, quando puder da uma olhada no meu blog tambem metalofgod.blogspot.com Grato!

    CrushEviL / Nilton Carlos

    ResponderExcluir