domingo, 12 de fevereiro de 2012

[Review] Times Of Grace - The Hymn of A Broken Man (2011)


Mesmo apos sua saída do Killswitch Engage, Jesse Leach (o então vocalista do The Empire Shall Fall) voltou a se reunir com Adam Dutkiewicz (guitarrista do KsE) para formar a banda Times Of Grace.

O início do projeto dos dois artistas começou por volta de 2007. Durante a turnê do grupo Killswitch Engage em Warped, Tour em que Adam Dutkiewicz sofreu uma lesão nas costas e foi levado ao hospital. Enquanto na cama, ele começou a fazer música - compondo riffs com a guitarra deitado sobre seu estômago. Ele mencionou mais tarde em uma entrevista:
"Eu tinha guardado na cabeça o álbum todo. Até então eu achava que eu não andaria mais, e essas gravações que estão em um piscar de olhos, você poderá entender todas as mensagens que as músicas passam. Eles falam também sobre como foi tão rápido em tão pouco tempo a produção desse álbum, e que as pessoas deveriam parar e lembrar o lado positivo da vida nos momentos de dúvida."

Em termos de material musical é bastante estranho "metal, e algumas baladas, estilo as musicas da banda Neurosis" (Curiosamente, o mesmo nome do projeto de Dutkiewicz e Leach - "Times Of Grace" - é o nome de um álbum da banda Neurosis, lançado em 1999). Em seguida, usando uma câmera Dutkiewicz gravou uma demo e enviou uma cópia para Jesse Leach (que na época estava indo em turnê com sua banda Seemless). O vocalista disse depois:
"O Material que eu ouvi me mudou completamente. Eram os trechos de música mais incomuns que já ouvi. Imediatamente comecei a escrever letras para ele e terminei a turnê. Quando voltei , ele registrou a demo e disse (Adam): " Este é um álbum de nossa carreira. Queríamos criar uma estrutura metálica do Abbey Road (Álbum dos The Beatles do ano 1969). (...) Nós decidimos que temos a intenção de criar uma obra completa, E nós fizemos isso. (...) Eu tenho que admitir que este não é o nosso último álbum. Agora nós estamos falando de criar algo diferente. Durante anos, nós estamos falando sobre fazer álbuns dream pop no estilo dos primeiros do Radiohead. (Ambos ouvem brit pop como The Verve ou no início de Coldplay) Então, podemos fazer algo parecido com isto... embora em nosso próprio estilo, A ideia seria uma versão estilo Metalcore do Radiohead. Adam e eu somos almas gêmeas musicais, e não será a última coisa que as pessoas ouvem de nós."

E realmente não foi, já que ambos agora estão juntos novamente no Killswitch Engage.
Mas não pense que "The Hymn of A Broken Man" (1º album do Times Of Grace) pe uma continuação do "Alive or Just Breathing" do Killswitch.

Esse álbum tem seu lado agressivo, mas também possui uma dosagem maior de melodia.
O que me chamou a atenção na performance de Jesse aqui, é que seu vocal melódico lembra a voz limpa de Ryan Clark (do Demon Hunter), em determinadas faixas.

Outro detalhe interessante é que a banda é formada apenas por Jesse e Adam. Enquanto Jesse se ocupa apenas com o vocal, Adam é responsável pela guitarra, baixo, bateria e back-vocal do álbum.

Porem, novamente, o maior destaque, alem da boa musica, e a fé de Jesse (e acredito que de Adam também) transposta nas composições. E só pegar as letras de "Strength In Numbers" e "Where The Spirit Leads Me", por exemplo, para se ter uma ideia.

"Minha alma estava fraca dentro de mim. Não posso fugir deste destino.
Apenas me dê a Sua misericórdia. Eu vou onde o Espírito me conduzir.

Deixe de lado o meu desejo. Sua vontade é meu guia. (...)"


Destaque para "Strength In Numbers" , "Fight For Life", "Willing", "Where The Spirit Leads Me" e "World's Apart".

Espero que, mesmo com o retorno de Jesse ao KsE, a Times Of Grace continue na ativa, produzindo ótimos materiais.

NOTA: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário