domingo, 12 de fevereiro de 2012

[Review] Killswitch Engage - Alive or Just Breathing (2002)


Aproveitando o retorno de Jesse Leach ao Killswitch Engage, nada melhor do que relembrar a passagem do vocalista na banda...a unica fase que eu curto dessa banda!

Jesse David Leach é o autor de muitos projetos, como Seemless, The Empire Shall Fall, Nothing Stay Golds e Times Of Grace. Mas, com certeza, foi no Killswitch Engage (ou KsE) que ele despontou.

Formada em 1999, o KsE foi uma das primeiras bandas de Metalcore, e em 2000, viria seu primeiro registro, auto-intitulado "Killswitch Engage", pela Ferret Music.
Mas foi em 2002, com uma produção melhor e um contrato assinado com a Roadrunner Records, que a banda lançou seu 2º (e melhor) disco, "Alive or Just Breathing".

A banda conta com a seguinte formação, na época: Joel Stroetzel (Guitarra), Mike D'Antonio (Baixo), Adam Dutkiewicz (Guitarra e Vocal de apoio), Jesse Leach (Vocal) e Tom Gomes (Bateria).

"Alive or Just Breathing" traz algumas regravações do 1º álbum, e muitas cancões inéditas.

O legal dessa antiga fase do KsE, é que Jesse sempre foi um cristão convicto e as musicas do KsE continuam letras com um interessante teor cristão. Lutas internas, esperança, vida - tudo sobre uma perspectiva cristã.

Com a saída de Jesse, isso foi se perdendo aos poucos. Alem do que, a voz de Howard Jones (que também se dizia cristão) não chegava nem aos pés de Jesse!
Seu gutural muito mais furioso e seu vocal limpo melódico não era enjoado como o de Howard.
Não pensem que o intuito dessa resenha é insultar Howard ou julgar qual melhor vocal. Isso é apenas a minha opinião. A opinião de um fã. Tanto o vocal de Howard quanto as musicas do KsE nessa fase não me agradam.

Mas, voltando ao assunto principal....posso destacar aqui, faixas como "Numbered Days", "Self-Revolution", "Fixation on the Darkness", "My Last Serenade", "Life To Lifeless", "To the Sons of Man" e "Temple From the Within". Metalcore com velocidade, muito peso e guturais raivosos!


Uma das letras que mais se destacam pra mim é "To the Sons of Man":

Você, filho do Homem
Eu estou aqui como testemunha
Você, filho do Homem
Não pode ver o que queima dentro de mim?

Esse fogo vai consumir
Enquanto as chamas purificam

Com a paz que passa entendimento
Este é meu clamor

Do pó viemos, ao pó retornaremos
A carne é temporária
A alma é eterna

Eu estou aqui como testemunha
Você não pode ver?
Esse fogo purifica

Esse fogo vai consumir
Enquanto as chamas purificam


Essa é apenas uma das tantas composições que demonstram a fé de Jesse (e talvez ate do KsE em sua fase inicial).

"Alive or Just Breathing" ficou na 37ª posição da Bilboard, na época de seu lançamento e foi o ultimo álbum da banda com Leach.
Estou muito feliz com seu retorno e aguardo um trabalho de qualidade: ótimas musicas e letras edificantes.

NOTA: 4,5 /5


Um comentário:

  1. Os melhores álbuns da banda são As daylight dies, incarnate e atonement. E aí tem tanto Howard quanto o Jesse. Agora sobre voz, com todo o respeito, mas o Howard canta muito mais, isso nem é opinião, é fato! Embora ambos cantem muito. O Jesse tem melhor gutural e o Howard tem a voz limpa 10 vezes melhor.

    ResponderExcluir