terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Velho Oeste de volta as séries de TV

A moda dos cowboys esta de volta, pelo menos na séries de TV.
Aqueles na casa dos 30, 40 anos e principalmente os mais antigos devem sentir falta das antigas sessões de bang-bang na TV, fosse em séries como Bonanza e Daniel Boone, ou nos filmes estrelados por John Wayne, Giulliano Gemma, Clint Eastwood.
No entanto, esse gênero saturou-se com muitos filmes, levando a exaustão dos telespectadores, sem falar que com a popularidade dos sci-fi (ficção cientifica), os western caíram no esquecimento por muito tempo. Nos últimos anos, Hollywood parece ter reascendido o interesse pelo gênero western, com alguns filmes entre bons e razoáveis, como Os Indomáveis, Appalooza, Cowboys & Aliens e À Procura da Vingança. Porem, parece que o terreno mais seguro para esse tipo de gênero tem sido a TV, e cada vez mais surgem novidades na telinha.



Atualmente, a emissora AMC exibe a 1ª temporada de Hell On Whells, um western focado no ex-soldado confederado Cullen Bohannon (Anson Mount), cuja busca por vingança pelos soldados da União que mataram sua família o leva à construção da estrada de ferro transcontinental, a Hell on Wheels do título. A série documenta a construção da ferrovia, além da ganância e corrupção que vieram com ela, a experiência da imigração e o recente fim da escravidão na América do Norte.
E a série já foi renovada para uma segunda temporada. O faroeste estreou com um bom número de audiência para um canal pago, chegando a 4,4 milhões de espectadores. Seu episódio de estreia é o segundo mais assistido do canal, ficando atrás apenas da série de zumbis The Walking Dead.




****

Segundo o Deadline, a HBO planeja uma adaptação à TV do romance Doc, escrito por Mary Doria Russell. O livro é baseado na vida do pistoleiro Doc Holliday. Os roteiristas Adam Cooper e Bill Collage foram escolhidos para escrever o piloto da série.

O Dr. John Henry Holliday começou sua vida profissional como dentista, mas o vício em álcool e no jogo o fizeram mais conhecido por sua carreira como pistoleiro. Sob a alcunha de Doc Holliday, ele participou do famoso tiroteio no curral O.K. em Tombstone, no Arizona (EUA), e uniu forças com outro famoso nome do Velho Oeste, o xerife Wyatt Earp. Tuberculoso, Holliday morreu em 1887, aos 36 anos, sozinho, em um hotel no Colorado (EUA).

No cinema, Doc Holliday já foi interpretado por Kirk Douglas (emSem Lei e Sem Alma, de 1957), por Val Kilmer (em Tombstone - A Justiça Está Chegando, de 1993) e, mais recentemente, porWilson Bethel, no ainda inédito The First Ride of Wyatt Earp.

Não há mais informações sobre o projeto para a TV. A HBO não é novata no tema do western. Deadwood permanece, ainda que cancelada antes da hora, considerada por muitos como uma das melhores produções sobre esse intenso período histórico.

****

A mais atual aquisição da NBC é Frontier, um faroeste ambientado nos anos 1840.
A trama terá como foco um grupo de pessoas que, para seguir seus sonhos, precisa sair de sua cidade no estado de Missouri, EUA, e desbravar o país ainda não mapeado. Shaun Cassidy vai escrever o episódio-piloto, que será dirigido por Thomas Schlamme. Jeff Kwatinetz, Josh Barry, Schlamme e Cassidy serão produtores-executivos.

****

Supernatural S06E18 Frontierland 01

Ano passado, a famosa série Supernatural também flertou com esse gênero, num episodio inusitado onde a dupla de protagonistas (estrelada por Jensen Ackles e Jared Padalecki) foi parar no Velho Oeste através de uma viagem no tempo. O episodio 17 da 6ª temporada, intitulado "Trail of the Dead", levou Dean e Sam até o velho oeste, onde o cavalo era um dos únicos meios de transporte. Os meninos também trocaram as jaquetas e calças jeans por toda a vestimenta completa da época, com direito a chapéu de cowboy e calça com franja. A historia se desenrolava na busca de um antigo artefato, o Colt, uma arma capaz de matar qualquer criatura sobrenatural. Sam Hennings interpretou o famoso artesão de armas Samuel Colt. Outro ator convidado para o episódio foi Matthew John Armstrong, que interpretou Elias Finch, um homem que foi enforcado por um crime que não cometeu, e Sam e Dean têm de capturar seu fantasma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário