Nasce em outubro de 2003, em Bogota (Colômbia), com influências progressivas e melódicas, suas canções são acontecimentos e experiências vividas em meio a obscuridade buscando a inspiração de Deus, tratando de explorar os parágrafos ocultos da Bíblia, trabalhando por um som diferente e experimental com uma fusão de sons eletrônicos, heavy metal, dark e gótico, resultando na expressão musical da Exegesis.
A palavra "Exegesis", segundo o dicionário bíblico, significa a interpretação profunda dos parágrafos ocultos da Bíblia, e os que realizam esses estudos a chamam "exegetas".
A banda é formada por Alexandre Piraban (guitarra), Juan Carlos Garzón (baixo e vocal), Pablo Muoz (bateria) e Giovanny Rodríguez (teclado).
Seu álbum de estréia, "Lagrimas de Sangre" (de 2006), já inicia com o épico de pouco mais de 13min, "Valle De Sombras". Um épico instrumental que perdura pelos primeiros 8min da faixa, variando entre solos de guitarra virtuosíssimos, melodias inspiradas, riffs pesados, atmosfera gótica e melancólica. Tudo isso numa faixa só. E após os 8min inicias, o baixista Juan Carlos Garzón arregaça com seu gutural 'a la black metal'. Uma faixa poderosa que, desde o início, apresenta uma banda de qualidade e capacidade de criar ótimas músicas.
Em seguida, temos "Alcanzare", que abre numa introdução sinistra no teclado de Giovanny. Uma melodia cativante se segue, passeando entre o obscuro gótico, variando entre passagens melancólicas e virtuosas, estas proporcionadas pelo guitarrista Alexandre Piraban.
"Terror Nocturno" abre com uma intro eletrônica que varia na passagem do Doom Metal com o gótico. Ótima faixa que segue a qualidade das anteriores, mantendo um padrão crescente nesse debut.
Giovanny é, sem dúvida, o músico que mais se destaca na banda. Com suas performances atmosféricas, ele domina as teclas, criando climas dark que envolvem o ouvinte logo na primeira audição, como a fantástica abertura de "Destruccion Del Dolor". Sem palavras para descrever a sensação ao se ouvir as notas produzidas no teclado dessa "fera"! O gutural de Garzón casa perfeitamente com a música, enriquecendo ainda mais esse trabalho. Há de se destacar também as baquetas de Pablo, que destrói tudo e sabe cadenciar sua bateria sempre na medida exigida.
"Manto De Muerte" cria um clima totalmente épico, sinfônico e dark ao mesmo tempo. Belíssima faixa, assim como as demais. Teclado, guitarra e bateria casam perfeitamente numa harmonia brutal e, ao mesmo tempo, deliciosa.
A faixa-título, "Lagrimas de Sangre" inicia com uma intro eletrônica, mas que logo desencadeia numa harmonia melodiosa, até explodir num peso brutal que alia guturais e guitarras cortantes!
Talvez a faixa mais agressiva do álbum. Muito boa! Essa música ganhou um video-clipe, que merece ser conferido!
"Profundo Dolor" segue a maravilha sonora que vem sendo construída nesse álbum, ao longo das faixas. Nada a acrescentar, mas mantém a qualidade de suas antecessoras.
Para encerrar o álbum com chave de ouro, outro épico. Com quase 14min de duração, "Desde El Infierno" já inicia belíssima, com suas introduções características. Dessa vez, com uma pitada mais sinfônica, a faixa segue alternando o peso e melodia - e claro - faz isso muito bem! Garzón não se destaca muito com seu baixo, mas em compensação, seu gutural dá o toque mais agressivo que a música pede. Enquanto isso, Giovanny reina absoluto com seu teclado "mágico", no que Alexandre e Pablo não ficam pra trás, distribuindo muito feeling, virtuosismo e peso!
"Lagrimas de Sangre" é um achado e tanto! Uma pérola preciosa forjada no mais puro momento de inspiração dentre estes servos de Elohim! Heavy Metal feito com alma!
Exegesis é prova de que não é só nos EUA que existem bandas boas!
Se você ainda não ouviu essa jóia, corra atrás agora mesmo!
Você terá pouco mais de 1h do mais puro prazer de se ouvir boa música!
NOTA: 5/5
01. Valle de Sombras
02. Alcanzare
03. Terror Nocturno
04. Destruccion Del Dolor
05. Manto De Muerte
06. Lagrimas de Sangre
07. Profundo Dolor
08. Desde El Infierno
Nenhum comentário:
Postar um comentário