terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Peter Jackson faz documentário sobre metaleiros que passaram 18 anos presos por preconceito


O cineasta Peter Jackson (trilogia “O Senhor dos Anéis”) anunciou o fim das filmagens de seu novo projeto como produtor, um documentário baseado num crime chocante e na condenação injusta de três adolescentes, fãs de rock, por assassinato inspirado em rituais satânicos. Os jovens eram inocentes e passaram 18 anos presos, condenados pelo preconceito do juri contra metaleiros.

Jackson foi uma das celebridades da indústria cultural americana que se mobilizou contra a injustiça, ajudando a financiar a defesa dos jovens em busca de um novo julgamento. Todo esse processo rendeu uma trilogia de filmes premiados dos diretores Joe Berlinger e Bruce Sinofsky, iniciada em 1996 e encerrada com a libertação dos condenados em 2011. O novo filme, ”Paradise Lost 3: Purgatory”, está na lista de finalistas na categoria de Melhor Documentário por uma vaga no Oscar.

A produção de Peter Jackson prentende contar a mesma história, mas desde o começo. A direção ficou a cargo da premiada cineasta Amy Berg, indicada ao Oscar pelo documentário “Deliver Us From Evil” (2006). O documentário intitulado “West of Memphis” foi filmado praticamente sem o alarde do filme de Berlinger e Sinofsky.

O filme vai contar a história de Damien Echols, Jason Baldwin e Jessie Misskelley Jr – “Os Três do West Memphis” – , fãs de heavy metal que foram taxados de satanistas e responsabilizados pela morte de crianças. “Esse filme começou como um estudo sobre a inocência, mas sinto que vai além disso. Ele se pergunta qual o valor da verdade para a nossa sociedade”, disse a diretora.

A produção durou sete anos, conforme revelou Peter Jackson. “Sete anos atrás, começamos essa jornada, não tendo nenhuma ideia de onde chegaríamos. Agora percebemos que a jornada não acabou, que mesmo libertados, eles não são livres”, explicou Jackson sobre a importância de contar a história por trás da prisão por preconceito.

A história dos West Memphis Three também será dramatizada como ficção, sob direção do cineasta Atom Egoyam (“O Preço da Traição”).


Fonte: Pipoca Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário