sábado, 31 de dezembro de 2011

Os Melhores de 2011


Mais um ano chega ao fim. Hora de deixarmos pra trás, situações desagradáveis, tristezas, decepções e levarmos conosco apenas os bons momentos. Que em 2012, todos nós possamos nos esforçar para fazer um ano muito melhor em nossas vidas. Primeiramente, que venhamos entregar nossas vidas, sonhos e ate preocupações nas mãos de Deus. E segundo, que venhamos a fazer a nossa parte para ter um bom ano.

Esse ano, tivemos alguns destaques na mídia cultural, seja na musica, cinema ou TV.
E vou aqui destacar, na minha opinião, os momentos mais marcantes na cena Heavy Metal Crista!

Em questão de lançamentos, acho que não foi um ano tao produtivo como 2010 - em que tivemos MUITOS lançamentos elogiáveis - na cena crista. Mas ainda assim, tivemos boas surpresas.

Theocracy - As The World Bleeds (2011)


Confesso que não sou fã dessa banda. Pra quem não conhece, Theocracy é uma banda crista de Power Metal Progressivo. O primeiro álbum, auto-intitulado, é chatíssimo, sem emoção alguma. O segundo, "Mirror of Souls", salvam-se 2 musicas ("Laying The Demon To Rest" e "Bethlehem"). Acho o trabalho da banda complexo demais. Muita técnica aqui e ali, mas quase nenhum feeling. O simples prazer de ouvir riffs empolgantes não se encontra facilmente aqui. No entanto, "As The World Bleeds" me surpreendeu positivamente! Aqui, desde o inicio, o álbum empolga com ótimos riffs, variações bem orquestradas, um clima épico e excelentes vocais! Sem duvidas, um dos melhores lançamentos de 2011!
Destaque para as faixas "I Am", "The Master Storyteller", "Nailed", "30 Pieces of Silver", "Hide In The Fairytale" e a faixa-titulo "As The World Bleeds".


Immortal Souls - IV: The Requiem for the Art of Death (2011)


Das terras gélidas da Finlândia, o Immortal Souls traz seu Melodic Death Metal com um petardo incrível, a começar pela arte gráfica... belíssima! Mesclando agressividade e melodia, a banda consegue proporcionar um som impactante, furioso e belo ao mesmo tempo. Apos a intro "Act I Soulbells", vem a matadora "Evil Believer", uma das melhores faixas do álbum. Destaco também "Nuclear Winter" (que ganhou video-clipe), "I Wept", "Reek of Rotting Rye" (fenomenal!), "Last Day on Earth" e "Throughs of Desolation".

Recomendadíssimo! Um dos melhores trabalhos de 2011.


The Devil Wears Prada - Dead Throne (2011)


O The Devil Wears Prada é, sem duvida, uma das principais bandas no gênero Metalcore. Apesar disso, nunca chegou a figurar como uma das minhas preferidas. No entanto, em 2010 eles lançaram o elogiado EP "Zombie". Um petardo incrível, que me fascinou da primeira a ultima faixa. E esse novo álbum, "Dead Throne", vem bem na linha do EP. Breakdowns, vocais melódicos mais contidos e não tao exagerados, agressividade pura com técnica e criatividade. Destaque para as faixas "Dead Throne", "Mammoth" (o inicio lembra Slipknot!) e "My Questions", "Vengeance" e "Born To Lose".


As I Lay Dying - Decas (2011)


Ok, "Decas" não é um primor de trabalho, mas marca 10 anos de uma das maiores bandas do cenário atual do Metal. Muitas bandas do chamado Metalcore, devem-se ao As I Lay Dying, pois apesar de não ser pioneira no gênero, é referencia absoluta! O EP inclui 3 faixas inéditas (mantendo a linha característica em "The Powerless Rise", de 2010), 3 covers (a intro "Hellion" não conta), uma regravação do 1º álbum e 4 remixes (!). Um clipe foi produzido para o cover de "Electric Eye", do Judas Priest.


Maylene And The Sons of Disaster - IV (2011)


O "hardcore de celeiro" de Dallas Taylor (ex-Underoath) e Cia. veio...diferente. A banda outrora conhecida por seu som mesclando o southern rock com hardcore e algumas pitadas de metalcore, aliado a voz agressiva, rasgada e por vezes grave e limpa de seu frontman, promete seguir agora uma sonoridade mais limpa. O que isso significa? As musicas continuam pesadas, porem agora estão mais polidas. E nada de Dallas usando sua voz rasgada (com exceção da 1ª faixa). Foi difícil digerir esse álbum no inicio. Contudo, depois que você o escuta algumas vezes e se acostuma, percebe que a essência ainda é o Maylene. Trata-se de um álbum tao bom quantos os anteriores, talvez ate melhor do que o "I". Uma coisa é indiscutível: Maylene and the Sons of Disaster é uma das bandas mais legais e originais que existe! Destaque aqui para "In Dead We Dream", "Save Me", "Killing Me Slow", "Come For You" e a balada southern "Drought Of '85".


Megadeth - TH1RT3EN (2011)


Dave Mustaine e sua banda comemoram o 13º álbum do Megadeth, com um titulo sugestivo. Dave nasceu em 13 de setembro e aprendeu a tocar guitarra com 13 anos. O álbum, intitulado "Th1rt3en", tem obviamente 13 faixas.
Bem, mas não é só com números que se faz um bom álbum. Dave é, com certeza, um dos maiores guitarristas do mundo, criador de riffs e solos de dar inveja a muitos. Em termos de criatividade, pra mim, ninguém supera ele. E ao seu lado, temos o também excelente Chris Broderick, parceria essa entre os dois que tem funcionado muito bem desde"Endgame". Destaque também para a volta de David Ellefson, baixista da formação clássica do Megadeth. E completa o time, o baterista Shawn Drover.
Não espere, no entanto, um álbum recheado de canções thrash. "Th1rt3en" está mais para um álbum que junta e mistura tudo de melhor que o Megadeth já produziu. Ainda há algumas faixas na linha thrash metal, mas o que predomina é o NWOBHM, o hard rock e o rock'n'roll clássico.
Destaque para as faixas inéditas "Sudden Death", "Public Enemy No.1", "Whose Life (Is It Anyways?)", "We The People", "Guns, Drugs & Money" e "Deadly Nightshade", além das novas versões de "New World Order" e "Millenium Of The Blind".
Mais um ótimo petardo na carreira do Megadeth que prova, mais uma vez, ainda ter energia e criatividade de sobra para seguirem frente.


Stryper - The Covering (2011)


Stryper dispensa apresentações. Quem dentro do cenário cristão, não conhece a banda, tao pouco pode dizer que conhece Rock. A banda foi simplesmente uma das pioneiras no movimento, impactando com seus visuais glam e suas musicas viciantes, que traziam uma mensagem clara sobre Cristo.
Portanto, causou um grande reboliço entre cristãos, quando anunciou um álbum com covers de bandas seculares, como Iron Maiden, KISS e Black Sabbath.
Confesso que eu mesmo não entendi muito o proposito real disso, mas tao pouco acredito que eles tenham se desviado, como acusam alguns "crentes" mais conservadores. Não pretendo entrar aqui na discussão de "cristão pode ou não ouvir musica secular", pois já é um tema batido que sempre trara opiniões diversas e, sinceramente, é perda de tempo. So acho que uma 'big band' como Stryper não precisava fazer cover de ninguém, seja cristão ou não. Mas enfim...
Musicalmente falando, o Stryper detona nesse álbum! A maioria das faixas originais aqui eu nunca ouvi em sua versão original e, as que eu ouvi, posso afirmar que curti muito mais na versão do Stryper. Destaque para "Set Me Free" (The Sweet), "Blackout" (Scorpions), "Lights Out" (UFO), "Carry On My Wayward Son" (Kansas), "Highway Star" (Deeple Purple), "Breaking The Law" (Judas Priest), "Immigrant Song" (Led Zeppelin). A unica que não curti mesmo foi o cover de "The Trooper" (do Iron Maiden), aqui eles não conseguiram superar a Donzela de Ferro. Alem destas, o álbum inclui uma faixa inédita, intitulada "God", que mostra um Michael Sweet de volta a boa forma, arregaçando no vocal como nunca! A banda estava bem entrosada nesse álbum, o que, independente de dogmas e crenças, resultou num ótimo trabalho, musicalmente falando. No aguardo pelo próximo álbum de inéditas!


Pospolite Ruszenie - Swiebodnosc (2011)


Por fim, eu não poderia esquecer DESTA banda. Sem duvidas, minha maior surpresa nesse ano de 2011, em termos de musica, foi descobrir esse joia! Pospolite Ruszenie é uma banda polonesa que reuniu músicos de diferentes estilos musicais; do rock/metal e o da musica folclórica antiga (medieval, renascentista e barroca). A formação da banda conta com integrantes das bandas Open Folk, Illuminandi e Rumor. As letras são em linguagem da poesia polonesa antiga.
"Swiebodnosc" é seu 1º EP e contém 3 faixas. Impossível dizer qual delas é a melhor. Por isso destaco as três: "Nieście chwałę, mocarze", "Żołtarz Jezusów, czyli Jezusa Judasz przedał" e "Pan Bóg Wszechmogący". Faltam palavras para descrever o quão maravilhoso é ouvir essa banda. Só sei de duas coisas: 1) deixa Eluveitie no chinelo; 2) não vejo de hora de escutar um álbum cheio dessa banda!


#METAL SECULAR

Na cena não-crista, tivemos também alguns destaques:

Black Sabbath


A noticia do ano! Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward anunciaram em 11-11-2011 a volta da formação clássica. O Black Sabbath é tido por muitos como o precursor do Heavy Metal. Apos 33 anos, o grupo gravara um novo álbum de inéditas, e se prepara para seu retorno em 2012.

Rock in Rio 2011


No geral, o Rock in Rio é visto como piada em meio aos roqueiros e bangers, já que se trata de um festival que tem "Rock" no nome, mas aposta em muitas outras celebridades que nada tem a ver com o estilo, como Claudia Leite, Katy Perry e Rihanna. No entanto, esse ano algo diferente aconteceu: o Rock dominou geral! Apesar da presença de astros da musica pop, os headbangers dominaram o festival, com Metallica, Motorhead, Sepultura, Angra, Evanescence e Guns'N'Roses. Mas com certeza, o maior destaque de todo o evento, gerando uma incrível atenção da mídia e abocanhando novos fãs, foi o Slipknot. Bom ou não, essa edição resgatou o brilho do Rock e o Metal na mídia brasileira!


SWU 2011


Outro festival a chamar a atenção do publico e a mídia esse ano foi o SWU. Um evento criado para conscientização do meio ambiente, conta com uma estrutura tao grande quanto a do Rock in Rio e, assim como esse, teve como grande destaque o Dia do Rock. Bandas como Alice in Chains, Lynyrd Skynyrd, Faith No More e Down passaram por la, mas sem duvida o maior destaque foi o Megadeth. Uma das pioneiras do Thrash Metal, a banda ganhou destaque na mídia brasileira e, ao fim do show, Dave Mustaine se despediu dizendo: "Que Deus abençoe todos voces!"


DESEJO A TODOS UM ÓTIMO 2012!
QUE DEUS OS ABENÇOE E POSSAMOS NOS ESFORÇAR PARA TER UM ANO REPLETO DE BOAS SURPRESAS E AS BENÇÃOS DE CRISTO EM NOSSAS VIDAS!
UM GRANDE ABRAÇO....E ATE ANO QUE VEM xD

METAL RULZ! \m/

Nenhum comentário:

Postar um comentário