segunda-feira, 23 de abril de 2012

Metal Open Air: "Maior festival de Metal do Brasil se torna um fiasco".



O site americano Blabbermouth.net publicou uma notícia cujo título era o seguinte: "Maior festival de Metal do Brasil se torna um fiasco".

Veja abaixo um trecho traduzido da notícia:

"Pelo menos 30 bandas tiveram suas apresentações canceladas neste final de semana (20-22 de abril) no Metal Open Air - anunciado como o maior festival de Metal organizado no país - devido a problemas organizacionais e técnicos. O evento, que tinha como headliners o MEGADETH, o ROCK AND ROLL ALL STARS e o VENOM, estava sendo realizado no Parque Independência, em São Luis, Maranhão (nordeste do Brasil).


De acordo com vários relatos da imprensa brasileira, a área de camping do Metal Open Air foi preparada em estábulos para cavalos, sem banheiros, luz e água disponível - apesar de o site oficial do evento ter prometido 'camping coberto e ao ar livre com banheiros e chuveiros'."

A notícia prosseguiu informando as notas oficiais das diversas bandas que anunciaram o cancelamento. Ao final, postou o vídeo da reportagem do Jornal da Globo sobre o festival.


Verdade seja dita, este "evento" denegriu a imagem do Brasil afora. Se a cena Heavy Metal brasileira já era tratada com desdem, agora virou uma piada.
Inacreditável a avalanche de bandas que, a cada minuto, cancelavam sua participação no "evento". Bandas de prestigio como Anthrax, Blind Guardian, Grave Digger, Symphony X, Ratos de Porão, Saxon, Andre Matos, Matanza e muitas, MUITAS outras!

Desde o não-pagamento para as bandas, os problemas com aparelhagem técnica, a falta de segurança (foram registrados diversos furtos no local), os atritos entre bandas e "produtores", etc. Diversas bandas e artistas se pronunciaram oficialmente pela internet, queixando-se da péssima "organização" do "evento". Mas os mais prejudicados foram os fãs, que - alem de dormirem em estábulos, sem água, sem luz, sem banheiros e sem alimentação - ainda presenciaram suas bandas favoritas indo embora sem se apresentarem. Desrespeito TOTAL a ética!

Homem leva mãos à cabeça ao ver palco do MOA ser desmontado por organização - crédito UOL

Em matéria de Estefani Medeiros e Marcus Vinícius Brasil, publicada no UOL, relata que o Festival Open Air foi cancelado - agora oficial e definitivamente - nesta manhã de domingo, 22 de abril, que seria o último dia do evento. "Não tinha como continuar depois do clima de ontem", disse Natanael Jr., dono da Lamparina Produções, que nega ter agredido o outro principal organizador, Felipe Negri, conforme acusação postada nesta madrugada em mídias sociais. "Eu não o agredi. Eu só bloqueei o carro dele porque ele estava querendo fugir do local das apresentações. Ele também era um dos organizadores, tinha que estar lá para assumir e fazer acontecer os shows das bandas que queriam subir no palco".

Negri, por sua vez, confirma que tudo chegou ao fim. "Uma pena. É a única coisa que consigo dizer. Estou chocado com tudo isso", informando que algumas bandas foram convencidas a subir no palco mas os fornecedores de som não foram pagos e com isto eles desmontaram e levaram o equipamento.

Natanel diz que ainda não sabe como será feito o ressarcimento ao público. "O prejuízo é enorme. Vou tomar uma série de medidas legais para depois ver o que posso fazer".

De acordo com nota publicada no TERRA, Kléber José Moreira, gerente do PROCON de São Luís, informa que já abriu um processo, em parceria com o Ministério Público, contra os organizadores do evento. “Ainda assim o Procon vai receber ações individuais, de pessoas que querem ser ressarcidas”, explicou o gerente.

Vale lembrar que o pedido de ressarcimento pode ser feito diretamente, com o auxílio de um advogado, sem a necessidade de reclamação prévia no PROCON. É importante guardar todos os recibos dos gastos, como bilhetes de passagem e estadia, bem como todas as propagandas contendo informações do que seria oferecido no festival.

Em matéria para o G1, o gerente do Procon no Maranhão, Kleber Moreira, informou que "as pessoas que se sentirem lesadas poderão pedir ressarcimento das despesas que tiveram, através de ações junto ao Procon e à Justiça."

Leia mais no link abaixo:
M.O.A - Um guia para você saber quais são os seus direitos.

FONTES: Whiplash/ UOL/ TERRA/ G1/ Blabbermouth/ Isma-El Underground

Nenhum comentário:

Postar um comentário